quarta-feira, 9 de abril de 2008

CHAPADA DOS VEADEIROS

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no nordeste do Estado de Goiás, a 200 Km de Brasília, é uma das regiões mais belas do Brasil. Aqui é o berço das águas. Sua formação rochosa é das mais antigas do planeta.
Alto Paraíso é sua principal cidade, é considerada o santuário Goiano do misticismo, esoterismo e espiritualismo. Atravessada pelo Paralelo 14, da mesma forma que Machu Pichu, no Peru, proporciona fantásticas histórias sobre discos voadores e seres extraterrestres.
Além do esoterismo, a região é propícia para o ecoturismo, visto que sua população tem uma consciência ecológica muito desenvolvida, e a natureza local é exuberante, com centenas de atrações dentre cachoeiras, vales, serras, fazendas, onde o acesso a esses locais se dá de automóvel até certo ponto e depois por caminhadas que podem variar de 300 metros a 10 km, porém todas inesquecíveis por sua beleza e magia.

Alguns dos muitos atrativos da Chapada dos Veadeiros-GO.

Vale da Lua.

Canyon II.

Amanhecer visto do Aeroporto.

Canyon I.

Canyon II

Restaurante Portal da Chapada.

Portal de Entrada de Alto Paraíso.

Vale da Lua.

Cachoeira das Carioquinhas.

Cachoeira de São Bento.

Cachoeira das Carioquinhas.

Morro da Baleia.

Pôr-do-Sol visto do Mirante do Areião, em São Jorge.

Cachoeira das Carioquinhas.

Vista do Alto do Canyon II.

Cachoeira das Carioquinhas.


VALE DA LUA, UMA MENSAGEM DE AMOR

Desde há milênios, o rio São Miguel acaricia as rochas em seu caminho. Nesse namoro, sob juras de amor eterno, de dias e noites sem fim, o rio se mistura com a rocha, criando fendas e esconderijos.

Água mole em pedra dura, ao navegar nesse leito de amor, o coração delicado do rio comoveu aquele aparentemente insensível coração de pedra e assim juntos decidiram, rio e pedra, cada vez mais se entrelaçarem.

Criativos, esculpiram formas esculturais bastante incomuns para resguardarem seus inúmeros segredos, nisso resultando desde mini grutas com duchas impetuosas a remansos com deliciosas piscinas naturais.

É encantador contemplá-los ainda hoje unidos, rio e pedra -- seres tão pouco semelhantes -- dando-nos o exemplo e incentivo ao amor, à convivência natural, mais que pacífica, entre pessoas, povos e a natureza em geral.


Devido ao aspecto extravagante, surpreendente e surrealista que lembra fotos lunares, esse refúgio de amor e paz recebeu o nome de Vale da Lua e hoje se tornou um ponto turístico dos mais visitados da Chapada dos Veadeiros.

De dia, a força das águas oferece uma gostosa hidromassagem natural. Logo adiante, as várias piscinas naturais são ideais para um delicioso banho relaxante.

E, em noites claras, rochas e águas do Vale da Lua cintilam em movimentos imprevisíveis, criando um ambiente de contemplação meditativa.

O ponto de acesso ao Vale da Lua dista 30 km de Alto Paraíso em estrada em boa parte asfaltada (pela GO-327, a 9 km antes de São Jorge). A partir desse ponto, há uma trilha fácil, de uns 900m, que pode ser feita também por idosos e crianças (cerca de 20min de caminhada). Existe também uma outra trilha de uns 4 km, saindo de São Jorge.

Mesmo para ir ao Vale da Lua, esse idílico lugar paradisíaco, é recomendável o uso de um guia credenciado.

Texto retirado do site da Pousada Jardim do Edem.